segunda-feira, 26 de maio de 2014

exemplo de Atividade....

1- Desenho

  • andar pela área da escola e cada um desenhar a paisagem que viu.

2-fotografia 

fotografar uma área da escola ou da sua comunidade 
  • sobre o que é a imagem?
  • como é possível caracteriza-la?
  • quais os elementos que a compõem?
  • pedir para que os alunos troquem as imagens e fazer o mesmo exercício, e pedir  para fazer uma comparação da sua com a do colega.
3- fotografia antiga e atuais da mesma área.
  • comparar as duas imagens,mostra os elementos o que mudou.etc







Referência indicada para aulas e atividades.

Bahia Brasil: espaço, ambiente e cultura/[Sueli Angelo Furlan. organizadora; Vinicius saraceni e Felipe Seibel, colaboradores].--São Paulo:Geodinâmica,2012.

domingo, 25 de maio de 2014

MERCANTILIZAÇÃO DA PAISAGEM ...

A mercantilização da paisagem

            A paisagem vem sendo explorada e usada como ferramenta lucrativa pelo homem em diversos países do mundo inclusive no Brasil. Isso é notável principalmente em áreas litorâneas, onde os grandes empresários do setor imobiliários investem pesado em construções de prédios e condomínios luxuosos próximos à beira mar.
            É nesse sentido que se percebe claramente o uso da paisagem natural como mecanismo de atração para os futuros moradores dos imóveis que serão situados nas regiões de paisagens exuberantes.
            Com as constantes transformações que as paisagens vêm sofrendo ao longo dos anos, fica claro que as paisagens passaram por transformações extremas, e inclusive em alguns casos não existe nem mais sinal de paisagem em alguns lugares que no passado eram formados pelas mesmas.

            A questão das diversas formas de poluição lançada no ambiente desde poluentes que são lançados no ar até os diversos dejetos tóxicos que também são jogados na natureza sem qualquer tipo de tratamento para minimizar as impactos devastadores dos mesmos.
























terça-feira, 20 de maio de 2014

ENTRETENIMENTO...

Músicas que retratam  paisagens...

SEIO DE MINAS - PAULA FERNANDES



JEITO DE MATO - PAULA FERNANDES E ALMIR SATER





POEMA...

PAISAGEM: COMO SE FAZ

Esta paisagem? Não existe. Existe espaço
vacante, a semear
de paisagem retrospectiva.

A presença das serras, das imbaúbas,
das fontes, que presença?
Tudo é mais tarde.
Vinte anos depois, como nos dramas.

Por enquanto o ver não vê; o ver recolhe
fibrilhas de caminho, de horizonte,
e nem percebe que as recolhe
para um dia tecer tapeçarias
que são fotografias
de impercebida terra visitada.
A paisagem vai ser. Agora é um branco
a tingir-se de verde, marrom, cinza,
mas a cor não se prende a superfícies,
não modela. A pedra só é pedra
no amadurecer longínquo.
E a água deste riacho
não molha o corpo nu:
molha mais tarde.
A água é um projeto de viver.

Abrir porteira. Range. Indiferente.
Uma vaca-silêncio. Nem a olho.
Um dia este silêncio vaca, este ranger
baterão em mim, perfeitos,
existentes de frente,
de costas, de perfil,
tangibilíssimos. Alguém pergunta ao lado:
O que há com você?
E não há nada
senão o som-porteira, a vaca silenciosa.

Paisagem, país
feito de pensamento da paisagem,
na criativa distância espacitempo,
à margem de gravuras, documentos,
quando as coisas existem com violência
mais do que existimos: nos povoam
e nos olham, nos fixam. Contemplados,
submissos, delas somos pasto
somos a paisagem da paisagem. 

Carlos Drummond de Andrade (As impurezas do branco).

Links relacionados:

PAISAGEM E PERCEPÇÃO !!!!

A paisagem como suporte para a leitura da percepção


A percepção da paisagem tem como pressuposto que seja produzida segundo a cultura das pessoas que nela estão inseridas. Assim, não há como entender a paisagem sem levarmos em consideração a importância da Geografia Cultural.



A Geografia Cultural é tida como um ramo das ciências geográficas preocupado com a distribuição espacial das manifestações culturais, como: religiões, crenças, rituais, artes, formas de trabalho; enfim, tudo que é resultado de uma criação ou transformação do homem sobre a natureza ou das suas relações com o espaço, seja no planeta, em um continente, país, etc. A exemplos dos estudos sobre: "espaço e religião; espaço e cultura popular; espaço e simbolismo; paisagem e cultura; percepção ambiental e cultural; espaço e simbolismo..."(CORRÊA, 1995, p. 03-11). 


Assim sendo o uso da Geografia  Cultural como método didático pedagógico  para o auxílio da percepção da paisagem é de fundamental importância, pois é a partir do espaço real, ou seja aquele em que os alunos estão inseridos é que eles vão entender como se "comporta" a paisagem em diferentes lugares, e como o sujeito será um agente modelador da paisagem ao mesmo tempo em que esta sendo modelado por ela. Nesta perspectiva o estudo do espaço enquanto lugar é de grande relevância para alcançar estes objetivos.














veja também.....







TIPOS DE PAISAGEM!!!!

A paisagem pode receber vários significados, mas na ciência geográfica é definida como um conjunto de estruturas naturais e sociais de um determinado lugar no qual desenvolvem uma intensa interatividade, seja entre os elementos naturais, entre as relações humanas e desses com a natureza.
As paisagens expressam as marcas nelas registradas, deflagrando a interposição do passado e do presente, além dos elementos naturais e culturais. Ela  é um conceito que se refere a tudo o que podemos perceber utilizando os nossos cinco sentidos (tato, visão, olfato, paladar e audição)
entretanto em relação a abrangência desse termo a paisagem é dividida em dois tipos principais: as paisagens naturais e as paisagens culturais.


  • As paisagens naturais: são as expressões dos elementos da natureza que não se modificaram ou que foram pouco alterados pelo ser humano esse conceito também abrange regiões naturais consideradas inóspitas, ou seja, que não apresentam condições para a manutenção da vida do homem, como uma área de um deserto.











  • A paisagem cultural  também chamadas de paisagens antrópicas são as expressões das atividades humanas. Elas constroem-se a partir da utilização e transformação dos elementos da natureza pelas atividades realizadas pelo homem.










Link para acesso ao conteúdo, BRASIL ESCOLA.

PAISAGEM EM MOVIMENTO !!!!!

"[...] a paisagem que vemos hoje não será a que veremos amanhã e nem tão pouco é a que foi vista ontem, pois a paisagem é produzida e reproduzida no decorrer do tempo, através da ação do homem e da sociedade sobre o território, levando em conta que cada ator social tem seu tempo próprio no espaço. Assim, a paisagem é por conseguinte objeto, concreto, material, físico e efetivo e é percebida através dos seus elementos, pelos nossos cinco sentidos, é sentida pelos homens afetivamente e culturalmente". (BERINGUIER, 1991, p. 7)



 




SE DIVIRTA.....